Material Científico
Soluções nutricionais para todas as fases e necessidades da infância.
Bem-vindo(a) a Danone Health Academy: uma plataforma gratuita e exclusiva para Profissionais de Saúde.
Cadastre-se ou faça login para ter acesso a conteúdos exclusivos,
videoaulas, podcasts e muito mais.
Soluções nutricionais para todas as fases e necessidades da infância.
A regurgitação é uma das manifestações gastrointestinais mais comuns na infância, especialmente nos primeiros meses de vida, podendo afetar mais de 30% dos lactentes e gerando ansiedade nas famílias¹. Embora geralmente seja um quadro funcional e autolimitado, requer orientação adequada para evitar condutas desnecessárias².
Acesse o conteúdo completo e confira o Guia de Regurgitação, que reúne recomendações práticas e atualizadas sobre as condutas comportamentais, posicionais e nutricionais mais indicadas, em conformidade com as diretrizes internacionais
Distúrbios gastrointestinais, como cólicas e regurgitação estão entre as principais queixas nos primeiros meses de vida e impactam diretamente a qualidade de vida do bebê e da família¹. Fatores como imaturidade do sistema digestivo e alterações da microbiota podem contribuir para esses quadros².
Acesse o conteúdo completo.
Material técnico-científico destinado exclusivamente aos profissionais de saúde, obedecendo rigorosamente a Portaria n° 2051/01, a Resolução RDC n° 222/02, Lei 11265/06 e Decretos que a regulamentam. Proibida a distribuição a outros públicos e reprodução total ou parcial. É proibida a utilização deste material para realização de promoção comercial.
Fevereiro/2025
A regurgitação é um dos sintomas gastrointestinais mais comuns em lactentes, afetando cerca de 30% dos bebês nos primeiros meses de vida. Embora geralmente seja autolimitada, pode causar grande preocupação familiar e impacto na qualidade de vida1.
Acesse o conteúdo completo e conheça o novo Aptamil Espessado.
Crianças e lactentes podem apresentar sinais e sintomas gastrointestinais no primeiro ano de vida.1-3 Nessa fase, podem surtir manifestações clínicas gastrointestinais ligadas à maturação anatômica e funcional do trato gastrointestinal.1,2 Estas manifestações clínicas podem incluir regurgitações, vômitos, cólica, distensão abdominal, flatulência, disquesia, constipação intestinal, entre outras.1 Esses sintomas são transitórios e podem estar vinculados à imaturidade e/ou ao desenvolvimento do trato intestinal1 e para diagnosticá-los, são utilizados os critérios de Roma IV.3
Referências:
1.Morais MB de. Sinais e sintomas associados com o desenvolvimento do trato digestivo. J Pediatr (Rio J). 2016;92(3 (Suppl 1):S46-S56):56–62.
2. Lenfestey MW, Neu J. Gastrointestinal Development: Implications for Management of Preterm and Term Infants. Gastroenterol Clin North Am [Internet]. 2018;47(4):773–91.
3. Benninga MA, Nurko S, Faure C, Hyman PE et al. Childhood functional gastrointestinal disorders: Neonate/toddler. Gastroenterology [Internet]. 2016;150(6):1443-
1455.e2.
Os distúrbios gastrointestinais funcionais (DGIFs) em lactentes e crianças são condições caracterizadas por sintomas recorrentes e crônicos, sem evidência de alterações estruturais ou bioquímicas detectáveis. Para padronizar o diagnóstico desses distúrbios, foram desenvolvidos os critérios Roma IV, que representam a versão mais recente de um consenso internacional estabelecido por especialistas na área.1
Referências:
1.Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Gastroenterologia. DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS FUNCIONAIS NO LACTENTE E NA CRIANÇA ABAIXO DE 4 ANOS: UM GUIA PARA A PRÁTICA DIÁRIA. 2022. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Manual_Disturbios_GI_funcionais_no_lactente_versao_site.pdf. Acessado em 17 de setembro de 2024.
Os distúrbios gastrointestinais funcionais (FGIDs – do inglês Functional Gastrointestinal Disorders) podem ocorrer nos primeiros anos de vida, um período essencial para o desenvolvimento infantil. Durante os "primeiros 1000 dias", que vão da concepção aos dois anos de idade, o sistema digestivo do bebê passa por um rápido processo de amadurecimento, levando ao surgimento de sintomas como regurgitação, vômitos, cólicas e flatulência.1-5
Referências:
Schwarzenberg SJ, Georgieff MK; Committee on Nutrition. Advocacy for Improving Nutrition in the First 1000 Days to Support Childhood Development and Adult Health. Pediatrics. 2018;141:e20173716.
Morais MB. Signs and symptoms associated with digestive tract development. J Pediatr (Rio J). 2016; 92(3 Suppl 1):S46- 56.
Lenfestey MW, Neu J. Gastrointestinal Development: Implications for Management of Preterm and Term Infants. Gastroenterol Clin North Am. 2018; 47:773-791.
Vandenplas Y, Abkari A, Bellaiche M, Benninga M, Chouraqui JP, Çokura F, Harb T, Hegar B, Lifschitz C, Ludwig T, Miqdady M, de Morais MB, Osatakul S, Salvatore S, Shamir R, Staiano A, Szajewska H, Thapar N. Prevalence and Health Outcomes of Functional Gastrointestinal Symptoms in Infants From Birth to 12 Months of Age. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2015 ;61:531-7.
Vandenplas Y, Hauser B, Salvatore S. Functional Gastrointestinal Disorders in Infancy: Impact on the Health of the Infant and Family. Pediatr Gastroenterol Hepatol Nutr. 2019;22:207-216.
Confira o webinar realizado pela Nutricia Education sobre o manejo de cólica e constipação.
Reviva a 5º edição do Gastro Conference! Conteúdo disponível com exclusividade aqui no site. Efetue seu login para ter acesso aos videocasts.
Para acessar o videocast da 5ª edição do Gastro Conference: Pilares inegociáveis no tratamento da criança que permanecem com APLV, faça login no site.
Para acessar o videocast da 5ª edição do Gastro Conference: Desvendando as desordens funcionais do eixo cérebro-intestino (DGIBS): do diagnóstico ao manejo nutricional , faça login no site.
Para acessar o videocast da 5ª edição do Gastro Conference: A APLV e suas diferentes faces de sintomatologia, faça login no site.
Para acessar o videocast da 5ª edição do Gastro Conference: Desafios do TPO nas diferentes manifestações da APLV, faça login no site.
Para acessar o videocast da 5ª edição do Gastro Conference: USCA: Primeiro estudo nacional sobre a eficácia do uso de suplemento nutricional oral à base de aminoácidos, faça login no site.
Para acessar o videocast da 5ª edição do Gastro Conference: Inteligência artificial e análise de consistência e coloração de fezes, faça login no site.
Dra. Fabiane Pomiecinsk, membro do Deptº. Cient. de Alergia Alimentar da ASBAI, fala sobre as principais dificuldades no diagnóstico da EoE e sua relação com alergias alimentares.
Como poderíamos influenciar na microbiota, na prevenção ou no tratamento das alergias alimentares? Dr. Bruno Barreto membro do Deptº. Científ. de Alergia na Inf. e Adol. da ASBAI.
Fórmula Infantil em pó, com 100% proteína extensamente hidrolisada do soro do leite, adicionada de exclusivos Prebióticos Danone Nutricia - 0,8g/100mL de scGOS/IcFOS (9:1). Contém DHA e ARA (LCPUFAs) e nucleotídeos.
Indicações: Alimentação de lactentes desde o nascimento até os 36 meses de vida, com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e sem quadro diarreico e/ou acometimento do trato gastrointestinal.
Faixa etária: lactentes e crianças de primeira infância, de O a 36 meses de vida.
Reconstituição: 1 colher-medida rasa (aproximadamente 4,5 g de pó) para cada 30 ml de água quente previamente fervida.
Apresentação/Rendimento: Lata: 400g ~ 29 porções de 100ml ~ 2963ml~2015kcal
Distribuição energética: 503kcal/100g
09/08/2024
Pó para o preparo de bebida feito à base de soja com nutrientes essenciais para o desenvolvimento das crianças. Rico em vitamina C e fonte de ferro, cálcio e vitaminas D e B12, importantes para o desenvolvimento global.
Fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância com proteína extensamente hidrolisada, restrição de lactose, DHA, ARA, taurina e nucleotídeos. Atende necessidades específicas.
Descrição: Fórmula de aminoácidos livres. Fonte de vitaminas e minerais. Alto teor de cálcio, vitamina D e ferro. Fórmula pediátrica para nutrição enteral e oral. Hipercalórica - 1,27 kcal/mL. Sabor Morango.
Indicações: Alergia alimentar (ao leite de vaca, à soja, a hidrolisados e a múltiplas proteínas) - Crianças até 10 anos.
Preparo na diluição padrão (26,7%*): 1 colher-medida = aprox 7,3 g de pó. Cada colher-medida requer aprox. 22 mL de água para reconstituição na diluição padrão. *Quantidade de pó em gramas por 100ml de produto preparado.
Apresentação: Lata de 400g
09/08/2024
Descrição: Fórmula de aminoácidos livres. Fonte de vitaminas e minerais. Alto teor de cálcio, vitamina D e ferro. Fórmula pediátrica para nutrição enteral e oral. Hipercalórica - 1,27 kcal/mL. Sabor Morango.
Indicações: Alergia alimentar (ao leite de vaca, à soja, a hidrolisados e a múltiplas proteínas) - Crianças até 10 anos.
Preparo na diluição padrão (26,7%*): 1 colher-medida = aprox. 7,3 g de pó. Cada colher-medida requer aprox. 22 ml de água para reconstituição na diluição padrão. *Quantidade de pó em gramas por 100ml de produto preparado.
Apresentação: Lata de 400g
09/08/2024
Fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes e/ou crianças de primeira infância destinada a necessidades dietoterápicas específicas com restrição de lactose, à base de aminoácidos livres, nutricionalmente completa e isenta de proteína láctea, lactose, sacarose, frutose, galactose e ingredientes de origem animal. Com DHA + ARA, taurina e nucleotídeos. Não contém glúten. Não contém leite e produtos lácteos. Contém fenilalanina.
Indicações: Diagnóstico e Tratamento da sintomas graves da APLV. De 0 a 36 meses.
Diluição: Adicionar 1 colher-medida rasa de pó para cada 30ml de água quente previamente fervida. 1 colher-medida = aproximadamente 4,6g de pó.
Apresentação: Lata de 400g
Rendimento (em porções): 1971kcal/2898mL - Aprox. 29 porções de 100mL.
09/08/2024
Descrição: Mistura para preparo em consistência de colher para dietas com restrição de proteínas íntegras e hidrolisadas. À base de 100% aminoácidos livres. Sem aromatizantes, corantes artificiais e conservantes.
Indicações: Na introdução de alimentos sólidos para lactentes e crianças com alergias alimentares (ao leite de vaca, à soja, a hidrolisados e a múltiplas proteínas) - A partir dos 6 meses.
Reconstituição: Para lactentes (6 a 12 meses), a porção sugerida é de 6 colheres-medida (27,6g) em 50 mL de água. Para crianças de 1 a 3 anos, a porção sugerida é de 8 colheres-medida (37g) em 60mL de água. A quantidade de água pode ser alterada para aumentar ou diminuir a consistência, conforme orientação de médico ou nutricionista.
Apresentação: Lata de 400g
Rendimento (em porções): 14 porções, utilizando 6 colheres-medida e 11 porções, utilizando 8 colheres-medida.
Lata de 400g: 1888kcal/ Aprox. 1089g (quantidade de mingau).
09/08/2024
Fórmula pediátrica para nutrição enteral e oral com 100% aminoácidos livre. Alto teor de Ferro, Zinco, Vitaminas C, D e B12, Fonte de Cálcio. Isenta de proteína láctea, lactose, galactose, sacarose, frutose e glúten.
Indicações: Alergia alimentar (ao leite de vaca, à soja, a hidrolisados e a múltiplas proteínas) - Crianças até 10 anos.
Apresentação: Lata 400 g.
Preparo na diluição (21,1%*): 1 colher-medida = aprox. 7,3g de pó. Cada colher medida requer aprox. 30mL de água para reconstituição na diluição padrão.
*Quantidade de pó em gramas por 100mL de produto preparado.
Rendimento: aprox. 19 porções de 100mL. Rendimento de 1 lata 1918mL/1918kcal.
10/08/2024