No vídeo a seguir, a nutricionista Mirela apresenta um estudo de caso e algumas condutas a serem tomadas com pacientes pediátricos que têm dificuldade de manutenção e/ou ganho de peso. Além disso, demonstra como calcular as recomendações para ingestão diária de nutrientes e procura desmistificar as complicações encontradas na nutrição em pediatria. Para entender e saber mais sobre o assunto, acesse o conteúdo exclusivo abaixo e aprimore os seus conhecimentos clínicos.
O leite materno é o melhor alimento para os lactentes e até o 6° mês deve ser oferecido como fonte exclusiva de alimentação, podendo ser mantido até os dois anos de idade ou mais. As gestantes e nutrizes também precisam ser orientadas sobre a importância de ingerirem uma dieta equilibrada com todos os nutrientes e da importância do aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais. As mães devem ser alertadas que o uso de mamadeiras, de bicos e de chupetas pode dificultar o aleitamento materno, particularmente quando se deseja manter ou retornar à amamentação; seu uso inadequado pode trazer prejuízos à saúde do lactente, além de custos desnecessários. As mães devem estar cientes da importância dos cuidados de higiene e do modo correto do preparo dos substitutos do leite materno na saúde do bebê. Cabe ao especialista esclarecer previamente às mães quanto aos custos, riscos e impactos sociais desta substituição para o bebê. É importante que a família tenha uma alimentação equilibrada e que sejam respeitados os hábitos culturais na introdução de alimentos complementares na dieta do lactente, bem como sejam sempre incentivadas as escolhas alimentares saudáveis. |
Os conteúdos disponibilizados no Danone Health Academy são técnico-científicos, destinados exclusivamente aos profissionais de saúde. Estão em conformidade com a Portaria nº 2051/01, a Resolução RDC nº222/02, Lei 11265/06 e Decretos que a regulamentam, conforme a aplicabilidade. Proibida a distribuição a outros públicos e reprodução total ou parcial. É proibida a utilização desse material para realização de promoção comercial. A prescrição dos produtos é de competência exclusiva de médicos e/ou nutricionistas, sendo proibida a indicação pelo profissional de enfermagem e farmacêutico.
Referências:
1. Mascarenhas MR, Zemel B, Stallings VA. Nutritional Assessment in Pediatrics. Nutrition. 1998 Jan;14(1):105-115.
2. Unicef. La nutrición en la primera infancia. 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/es/nutricion-primera-infancia. Acesso em 12 de fevereiro de 2025.