Material Científico
Acesse o guia e conheça os produtos para cada situação em que a terapia nutricional pode ser indicada.
02/05/2024
Bem-vindo(a) a Danone Health Academy: uma plataforma gratuita e exclusiva para Profissionais de Saúde.
Cadastre-se ou faça login para ter acesso a conteúdos exclusivos,
videoaulas, podcasts e muito mais.
Acesse o guia e conheça os produtos para cada situação em que a terapia nutricional pode ser indicada.
02/05/2024
A sarcopenia é uma consequência importante de períodos prolongados de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), responsável por prejuízos funcionais, tempo prolongado de internação no hospital e na UTI, bem como piora da mortalidade. Além disso, a perda muscular que os pacientes sofrem durante a fase aguda pode perdurar por muitos anos após a alta da UTI. O déficit funcional desenvolvido durante o período de internação pode impactar diretamente na qualidade de vida dos pacientes, mesmo em atividades simples que antes eram realizadas sem esforço.
Esta separata técnica complementa o Curso Nutrison Trainning 2.0 (Aulas 1, 2 e 3 - Muscularidade do paciente crítico) abordando as alterações do músculo liso durante a resposta inflamatória aguda e a reabilitação do músculo liso do TGI.
Acesse o curso completo aqui no site: Nutrison Trainning 2.0 (academiadanonenutricia.com.br)
11/01/2024
A disfunção gastrointestinal é um problema relativamente comum e prevalente em pacientes graves. As alterações como: esvaziamento gástrico lentificado, padrões anormais de motilidade, distensão, vômitos, diarreia bem como vulnerabilidade da barreira intestinal, são observadas na unidade de terapia intensiva (UTI). O trato gastrointestinal (TGI) é reconhecido há algum tempo como fator importante no desfecho clínico de pacientes na UTI. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento destas alterações está intrinsecamente relacionado com inadequada nutrição enteral, deficit energético e proteico, com consequente piora das taxas de morbidade e sobrevivência na UTI.
Esta separata técnica complementa o Curso Nutrison Trainning 2.0 (Aulas 4 e 5 - Disfunção do TGI) abordando escores e ferramentas propostas para avaliar a Disfunção do TGI na UTI, consequências nutricionais e manejo da disfunção trato gastrointestinal na UTI.
Acesse o curso completo aqui no site: Nutrison Trainning 2.0 (academiadanonenutricia.com.br)
11/01/2024
Esta separata técnica complementa o Curso Nutrison Trainning 1.0 (Aulas 10, 11 e 12 - Disglicemia na UTI), abordando alterações glicêmicas na UTI: critérios e complicações, quando e como utilizar uma fórmula específica para gerenciamento glicêmico, assim como os nutrientes específicos para gerenciamento glicêmico.
Acesse o curso completo aqui no site: Nutrison Trainning 1.0 (academiadanonenutricia.com.br)
08/01/2024
Na beira leito do paciente crítico, diversos são os desafios clínicos. As dúvidas de quando nutrir na presença de drogas vasoativas, de como progredir a nutrição enteral e sobre até quando a diarreia pode ser tolerável, são frequentes na prática clínica.
Esta separata técnica complementa o Curso Nutrison Trainning 2.0 (Aulas 6, 7 e 8 - Terapia Nutricional a beira do leito) abordando evidências científicas a respeito de drogas vasoativas sedação e analgesia: como nutrir com segurança, manejo prático de condução e avaliação de nutrição enteral: protocolo de rampa, até que ponto a diarreia é tolerável na UTI.
Acesse o curso completo aqui no site: Nutrison Trainning 2.0 (academiadanonenutricia.com.br)
11/01/2024
A associação entre o tubo digestivo e a saúde é conhecida desde a antiguidade, mas foi com Metchnikoff no início do século XX que o conceito tomou formas mais científicas. Este campo de estudo revelou que a microbiota, composta por uma diversidade de organismos como bactérias e fungos, é fundamental para a saúde humana, influenciando desde a digestão até a regulação imunológica.1-4
Esta separata técnica complementa o Curso Nutrison Trainning 3.0 (Aula 1) abordando Microbioma e músculo: novas fronteiras em sinergia para a saúde.
Acesse o curso completo aqui no site: Nutrison Trainning 3.0 (academiadanonenutricia.com.br)
Referência:
1.Lefevre C, Bindels LB. Role of the Gut Microbiome in Skeletal Muscle Physiology and Pathophysiology. Curr Osteoporos Rep. 2022 Dec;20(6):422-432. doi: 10.1007/s11914-022-00752-9. Epub 2022 Sep 19. PMID: 36121571.
2. Nikkhah A, Ejtahed HS, Ettehad Marvasti F, Taghavi M, Pakmehr A, Hajipour F, Larijani B. The critical role of gut microbiota dysbiosis in skeletal muscle wasting: a systematic review. J Appl Microbiol. 2023 Jan 23;134(1):lxac014. doi: 10.1093/jambio/lxac014. PMID: 36626794.
3. Han DS, Wu WK, Liu PY, Yang YT, Hsu HC, Kuo CH, Wu MS, Wang TG. Differences in the gut microbiome and reduced fecal butyrate in elders with low skeletal muscle mass. Clin Nutr. 2022 Jul;41(7):1491-1500. doi: 10.1016/j.clnu.2022.05.008. Epub 2022 May 23. PMID: 35667265.
4. Daily JW, Park S. Sarcopenia Is a Cause and Consequence of Metabolic Dysregulation in Aging Humans: Effects of Gut Dysbiosis, Glucose Dysregulation, Diet and Lifestyle. Cells. 2022 Jan 20;11(3):338. doi: 10.3390/cells11030338. PMID: 35159148; PMCID: PMC8834403
Material técnico-científico destinado exclusivamente para profissionais de saúde. Proibida distribuição/reprodução total e/ou parcial. Julho/2024
Nutrir o doente crítico é um desafio. Afinal, a criticidade é pautada por diferentes condicionais metabólicas, as quais de forma isolada ou associada, interferem na aceitação e progressão da terapêutica nutricional. Nesse sentido, compreender os diferentes momentos metabólicos do doente crítico corrobora para a implementação da estratégia nutricional mais assertiva. Em adição, além das metas nutricionais, principalmente proteicas, estabelecidas na literatura científica, se faz de extrema importância, trazer ao centro do cuidado, a análise de aspectos qualitativos da nutrição enteral, com o propósito de otimizar a adesão do paciente à conduta.
Esta separata técnica complementa o Curso Nutrison Trainning 1.0 (Aulas 1, 2 e 3 - Digestibilidade e tolerabilidade da dieta enteral) abordando o reconhecimento das fases do paciente crítico, a digestibilidade bem como a tolerabilidade relacionadas à prescrição proteica.
Acesse o curso completo aqui no site: Nutrison Trainning 1.0 (academiadanonenutricia.com.br)
08/01/2024
A fibra é cada vez mais reconhecida como um componente necessário para a saúde do cólon e da terapia nutricional. Afinal, sabe-se que em estado crítico, mudanças na integridade intestinal ocorrem associadas a disfunções do trato gastrointestinal. Nesse cenário, se faz de extrema importância, compreender a importância da fibra, as quantidades e os tipos recomendados na assistência nutricional do doente crítico.
Esta separata técnica complementa o Curso Nutrison Trainning 1.0 (Aulas 7, 8 e 9 - Fibras na UTI) abordando a disfunção do trato gastrointestinal (TGI) além de tipos e quantidades de fibras na UTI.
Acesse o curso completo aqui no site: Nutrison Trainning 1.0 (academiadanonenutricia.com.br)
08/01/2024
A nutrição enteral (NE) é a escolha preferencial para fornecer suporte nutricional a pacientes críticos em terapia intensiva. Devido ao estresse catabólico, esses pacientes frequentemente apresentam uma maior demanda por energia e nutrientes; assim, garantir uma nutrição adequada é fundamental para o seu cuidado. Para atender às necessidades nutricionais desses pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI), é essencial implementar um plano alimentar baseado em fórmulas enterais o mais cedo possível.1
Referência:
1. Reis AMD, Fruchtenicht AV, Loss SH, Moreira LF. Use of dietary fibers in enteral nutrition of critically ill patients: a systematic review. Rev Bras Ter Intensiva. 2018 Jul-Sept;30(3):358-365.
Um suporte nutricional adequado é essencial para pacientes gravemente enfermos, especialmente em condições hipermetabólicas, como trauma, sepse e cirurgias de grande porte. Essas situações críticas desencadeiam a liberação excessiva de citocinas e hormônios do estresse, resultando em alterações no metabolismo energético e proteico que frequentemente culminam em desnutrição.1
Referência:
1. Osooli F, Abbas S, Farsaei S, Adibi P. Identifying Critically Ill Patients at Risk of Malnutrition and Underfeeding: A Prospective Study at an Academic Hospital. Adv Pharm Bull. 2019 Jun;9(2):314-320.
Uma consideração essencial no suporte metabólico de pacientes gravemente enfermos é que ele deve ser individualizado, reconhecendo que não existe uma abordagem única para todos. É fundamental avaliar o estado nutricional e o risco nutricional do paciente no momento da admissão na UTI, pois aqueles com maior risco são os que mais podem se beneficiar desse suporte. A quantificação da massa corporal magra (MCM) pode desempenhar um papel importante, auxiliando na definição da quantidade adequada de proteínas, já que a MCM representa a principal reserva de proteínas no organismo.1
Referência:
Material técnico-científico destinado exclusivamente a profissionais de saúde. Proibida a reprodução total e/ou parcial. Imagens ilustrativas. OS PRODUTOS MENCIONADOS NÃO CONTÊM GLÚTEN. Janeiro/2025.
Um estudo concluiu que, em pacientes gravemente enfermos, o microbioma sofre alterações que favorecem doenças, tornando essencial caracterizá-lo para desenvolver terapias nutricionais eficazes, como a nutrição enteral. Suplementos probióticos orais são uma abordagem promissora, pois ajudam a restaurar o equilíbrio do microbioma, inibem patógenos causadores de infecções sépticas e promovem a recuperação de infecções sistêmicas, reduzindo a inflamação e melhorando a função dos órgãos.1
Referência:
1. Moron R, Galvez J, Colmenero M et al. A importância do microbioma em pacientes gravemente enfermos: papel da nutrição. Nutrients 2019 , 11 , 3002.
Nutrison Drops: Convite do Dr Diogo Toledo para assistir a uma aula abordando os Indicadores de qualidade em terapia nutricional e a relação com Nutrieconomia.
Fórmula pediátrica para nutrição enteral. Nutricionalmente completa1, oligomérica, normocalórica e normoproteíca, à base de proteína hidrolisada do soro do leite, com 50% TCM, adicionada de vitaminas, minerais e o exclusivo mix de carotenoides. Baixa osmolaridade. Sem adição de lactose* e sacarose.
Fórmula modificada para nutrição enteral, hiperproteico e com adequada densidade calórica, especialmente formulado para atender as necessidades do paciente em alto estresse metabólico e com necessidades proteicas aumentadas. Possui mix de proteínas que contribuem para maior tolerância do paciente e mix de lipídios com adição de óleo de peixe, para atender as recomendações diárias de EPA/DHA. Possui, mix de carotenóides e exclusivo MF6 (47% de fibras solúveis e 53% de fibras insolúveis). Isento de sacarose e lactose.
Fórmula modificada para nutrição enteral, hiperproteica e com alta densidade calórica. Especialmente formulada para auxiliar pacientes em risco nutricional ou desnutridos com necessidade calórico-proteica aumentada. Isenta de lactose, sacarose e glúten. Contém a mistura de quatro proteínas de alto valor biológico e mistura de lipídios, fornecendo os ácidos graxos w3 (DHA e EPA). Enriquecido com mix de carotenoides (α, β e Ƴ caroteno, licopeno, luteína e zeaxantina) e mix de fibras MF6.
O Nutrini Energy Multi Fiber é uma fórmula pediátrica para nutrição enteral, hipercalórica (1,5 kcal/mL), nutricionalmente completa e formulada especialmente para crianças de 3 a 10 anos. Contém ômega 3, vitaminas e minerais, além de ser enriquecido com o exclusivo mix de fibras MF6, que auxilia na regulação do trânsito intestinal1-3.
O Nutrini Multi Fiber é um alimento para nutrição enteral (por sonda), especialmente formulado para crianças entre 3 e 10 anos. Normocalórico e normoproteico, é enriquecido com um mix de carotenóides e com o exclusivo MF6, mix de fibras com 50% de fibras solúveis e 50% de fibras insolúveis. Pode ser usado como uso exclusivo ou complementar à dieta habitual. Não contém glúten.
Fórmula modificada para nutrição enteral, nutricionalmente completa, oligomérica de alta absorção, normocalórica com baixo teor de lipídeos e presença de TCM. Especialmente formulada para auxiliar pacientes em risco nutricional ou desnutridos com comprometimento da digestão e absorção. Isenta de sacarose, glúten e fibras. Enriquecido com mix de carotenoides (α, β e Ƴ caroteno, licopeno, luteína e zeaxantina).
Fórmula pediátrica para nutrição enteral. Nutricionalmente completa1, normocalórica e normoprotéica, adicionada de carotenóides. Baixa osmolaridade. Isento de lactose, sem adição de sacarose.
O Nutrison Advanced Diason é um alimento para nutrição enteral, com nutrientes que contribuem/auxiliam no controle do diabetes e situações de hiperglicemia. É nutricionalmente completa, normocalórica, e composta por 100% de proteína isolada de soja, além de conter carboidratos de baixo índice glicêmico, exclusivo mix de fibras MF6 e mix de carotenóides. Isento de sacarose e lactose. Não contém glúten.