Força, Mobilidade e Saúde: a importância da triagem funcional

Favoritar

Avaliar a força muscular é um dos componentes mais simples e eficazes para rastrear sarcopenia e fragilidade em pacientes idosos. Testes funcionais curtos, como o chair stand test ou a velocidade de marcha, são ferramentas simples e eficazes para identificar pacientes com maior risco de quedas, hospitalizações e mortalidade. Apesar da simplicidade, muitas vezes essa abordagem ainda é negligenciada no dia a dia clínico1

 

Acesse o conteúdo completo e saiba mais.  

 

Referências 

 

1. CRUZ-JENTOFT, A. J. et al. Sarcopenia: revised European consensus on definition and diagnosis. Age and Ageing, v. 48, n. 1, p. 16–31, 2019.

O envelhecimento está fortemente associado à redução de massa e função muscular, e a sarcopenia é hoje reconhecida como um importante preditor de desfechos clínicos adversos, incluindo quedas, fraturas, hospitalizações e maior mortalidade. A avaliação rotineira da força e da performance física pode ser realizada de forma simples no consultório, mas ainda é subutilizada por muitos médicos1

 

Neste vídeo, o geriatra Dr. Alexandre Cavalcante, médico geriatra titulado pela SBGG/AMB e coordenador do programa Mais sobre Alzheimer, destaca como a identificação precoce da sarcopenia e da fragilidade, por meio de testes de fácil aplicação, pode orientar intervenções como atividade física de força e estratégias nutricionais, impactando diretamente na qualidade de vida e no prognóstico de seus pacientes. 

 

Assista ao vídeo e veja como incorporar práticas rápidas e baseadas em evidências na sua consulta diária. 

 

Os conteúdos disponibilizados no Danone Health Academy são técnico-científicos, destinados exclusivamente aos profissionais de saúde. Estão em conformidade com a Portaria nº 2051/01, a Resolução RDC nº222/02, Lei 11265/06 e Decretos que a regulamentam, conforme a aplicabilidade. Proibida a distribuição a outros públicos e reprodução total ou parcial. É proibida a utilização desse material para realização de promoção comercial. A prescrição dos produtos é de competência exclusiva de médicos e/ou nutricionistas, sendo proibida a indicação pelo profissional de enfermagem e farmacêutico. Dezembro/2025. 

 

Referências 

 

1. CRUZ-JENTOFT, A. J. et al. Sarcopenia: revised European consensus on definition and diagnosis. Age and Ageing, v. 48, n. 1, p. 16–31, 2019. 

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x