Proteína e sua função no desenvolvimento do lactente

Favoritar

Neste episódio do Expert pro Futuro, o Dr. José Vicente Spolidoro, pediatra gastroenterologista, nutrólogo e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, compartilha sua experiência sobre a administração de fórmulas infantis na impossibilidade do aleitamento materno, com ênfase na questão proteica e na sua função no desenvolvimento do lactente.1-3 Assista ao vídeo e saiba mais!

Referências

1. Prell C, Koletzko B. Breastfeeding and Complementary Feeding. Dtsch Arztebl Int. 2016 Jun 24;113(25):435-44.

2. Haschke F, Haiden N, Thakkar SK. Nutritive and Bioactive Proteins in Breastmilk. Ann Nutr Metab. 2016;69 Suppl 2:17-26.

3. Boulangé CL, Pedersen HK, Martin FP et al. An Extensively Hydrolyzed Formula Supplemented with Two Human Milk Oligosaccharides Modifies the Fecal Microbiome and Metabolome in Infants with Cow's Milk Protein Allergy. Int J Mol Sci. 2023 Jul 13;24(14):11422.

No vídeo, o médico explica como o leite materno, com suas proteases naturais, influencia na digestão das proteínas durante a lactação, e discute os papéis bioativos das proteínas intactas no desenvolvimento metabólico das crianças, além de como a maturidade do sistema digestivo deve ser levada em consideração ao escolher a fórmula infantil.1-3

O leite materno é o melhor alimento para os lactentes e até o 6° mês deve ser oferecido como fonte exclusiva de alimentação, podendo ser mantido até os dois anos de idade ou mais. As gestantes e nutrizes também precisam ser orientadas sobre a importância de ingerirem uma dieta equilibrada com todos os nutrientes e da importância do aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais. As mães devem ser alertadas que o uso de mamadeiras, de bicos e de chupetas pode dificultar o aleitamento materno, particularmente quando se deseja manter ou retornar à amamentação; seu uso inadequado pode trazer prejuízos à saúde do lactente, além de custos desnecessários. As mães devem estar cientes da importância dos cuidados de higiene e do modo correto do preparo dos substitutos do leite materno na saúde do bebê. Cabe ao especialista esclarecer previamente às mães quanto aos custos, riscos e impactos sociais desta substituição para o bebê. É importante que a família tenha uma alimentação equilibrada e que sejam respeitados os hábitos culturais na introdução de alimentos complementares na dieta do lactente, bem como sejam sempre incentivadas as escolhas alimentares saudáveis.

Os conteúdos disponibilizados no Danone Health Academy são técnico-científicos, destinados exclusivamente aos profissionais de saúde.  Estão em conformidade com a Portaria nº 2051/01, a Resolução RDC nº222/02, Lei 11265/06 e Decretos que a regulamentam, conforme a aplicabilidade.  Proibida a distribuição a outros públicos e reprodução total ou parcial. É proibida a utilização desse material para realização de promoção comercial. A prescrição dos produtos é de competência exclusiva de médicos e/ou nutricionistas, sendo proibida a indicação pelo profissional de enfermagem e farmacêutico.

 

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x