Insights clínicos: Impacto da pandemia do COVID-19 no crescimento e desenvolvimento da criança

Favoritar

As crianças foram um dos grupos mais afetados pela pandemia de COVID-19, com mudanças significativas em suas rotinas diárias, como nos ambientes sociais, escolares e familiares, o que pode ter consequências inesperadas para seu desenvolvimento e bem-estar.1

 

Durante a pandemia de COVID-19, o isolamento social e a restrição de atividades recreativas resultaram em um aumento do sedentarismo entre as crianças. Além disso, houve uma diminuição na busca por assistência médica na atenção básica, o que dificultou a identificação precoce de problemas nutricionais.2

 

É importante destacar que problemas nutricionais, como desnutrição, obesidade e deficiências de nutrientes, podem causar sérios danos à saúde, tanto no presente quanto no futuro.2 Por isso, no vídeo, a Dra. Thaysa Cezar, gerente de assuntos médicos da Danone, aborda os impactos da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento infantil. Acesse o vídeo e saiba mais!

 

 

O leite materno é o melhor alimento para os lactentes e até o 6° mês deve ser oferecido como fonte exclusiva de alimentação, podendo ser mantido até os dois anos de idade ou mais. As gestantes e nutrizes também precisam ser orientadas sobre a importância de ingerirem uma dieta equilibrada com todos os nutrientes e da importância do aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais. As mães devem ser alertadas que o uso de mamadeiras, de bicos e de chupetas pode dificultar o aleitamento materno, particularmente quando se deseja manter ou retornar à amamentação; seu uso inadequado pode trazer prejuízos à saúde do lactente, além de custos desnecessários. As mães devem estar cientes da importância dos cuidados de higiene e do modo correto do preparo dos substitutos do leite materno na saúde do bebê. Cabe ao especialista esclarecer previamente às mães quanto aos custos, riscos e impactos sociais desta substituição para o bebê. É importante que a família tenha uma alimentação equilibrada e que sejam respeitados os hábitos culturais na introdução de alimentos complementares na dieta do lactente, bem como sejam sempre incentivadas as escolhas alimentares saudáveis.

 

Os conteúdos disponibilizados no Danone Health Academy são técnico-científicos, destinados exclusivamente aos profissionais de saúde.  Estão em conformidade com a Portaria nº 2051/01, a Resolução RDC nº222/02, Lei 11265/06 e Decretos que a regulamentam, conforme a aplicabilidade.  Proibida a distribuição a outros públicos e reprodução total ou parcial. É proibida a utilização desse material para realização de promoção comercial. A prescrição dos produtos é de competência exclusiva de médicos e/ou nutricionistas, sendo proibida a indicação pelo profissional de enfermagem e farmacêutico.

 

 

Referências:

1. Rocha PMB. A pandemia de Covid-19 e suas possíveis consequências para o desenvolvimento e atraso da linguagem e da fala em crianças: uma questão urgente. Audiol Commun Res. 2021;26.

2. Moura NDO, Neves BHS, Munaro GD et al. O impacto da pandemia sobre o atendimento nutricional infantil na atenção básica no Mato Grosso. Braspen J. 2022;37(3).

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x