Mitos e Verdade sobre o manejo nutricional das fórmulas infantis hipercalóricas

Favoritar

O faltering growth(ou falha no crescimento ponderoestatural) é uma condição multifatorial que pode estar relacionada a causas orgânicas (como doenças cardíacas congênitas e desordens neurológicas e gastrointestinais) ou a fatores não orgânicos, incluindo aspectos socioeconômicos e comportamentais. A identificação precoce e a intervenção nutricional adequada são essenciais para minimizar sequelas como prejuízos no desenvolvimento neurocognitivo e maior suscetibilidade a infecções.1,2 

Acesse o conteúdo completo e confira o material técnico, onde você encontrará informações práticas, baseadas em evidências, sobre o manejo nutricional de lactentes e crianças de primeira infância em risco. 

 

Referências 

 

1. MEYER R. An update on the diagnosis and management of faltering growth and catch-up growth in Young children. Ann Nutr Metab (2024) 80 (Suppl. 1): 18-28. Doi:10.1159/000540930. 

 

2. COOKE, R. Catch-Up Growth in Infants and Young Children With Faltering Growth: Expert Opinion to Guide General Clinicians. JPGN, (2023) 77 (1):7-15. 

A falha no crescimento ponderoestatural (faltering growth) é uma condição com múltiplas causas. Ela pode ser provocada por doenças orgânicas (como cardiopatias e fibrose cística) ou por fatores não orgânicos, incluindo questões socioeconômicas e comportamentais. Identificar o problema cedo e intervir com um suporte nutricional adequado é essencial para reduzir sequelas, que envolvem desde danos ao desenvolvimento neurocognitivo até uma maior suscetibilidade a infecções.1,2 

 

Apesar disso, persistem equívocos quanto ao uso de fórmulas infantis hipercalóricas, muitas vezes limitadas a casos graves. Evidências recentes indicam que essas fórmulas podem ser benéficas também em cenários de ingestão alimentar insuficiente ou dificuldade persistente de ganho de peso.1 

 

O conteúdo aqui disponibilizado, que você pode baixar ou ler online, sintetiza as principais recomendações nacionais e internacionais para o manejo dofaltering growth, destacando o papel da nutrição especializada na prática clínica.  

 

Nele, você encontrará um guia prático com critérios de intervenção, a desmistificação de equívocos comuns e um fluxograma para auxiliar na decisão clínica do manejo nutricional com fórmulas infantis hipercalóricas, incluindo: 

 

• Critérios clínicos para intervenção nutricional. 

 

• Mitos e verdades sobre fórmulas moduladas e concentradas. 

 

• Causas orgânicas e não orgânicas do faltering growth. 

 

• Benefícios documentados da suplementação especializada, incluindo ganho de massa magra, suporte ao desenvolvimento cerebral e visual, além do fortalecimento da imunidade e saúde intestinal. 

 

Além disso, o material apresenta as vantagens das fórmulas infantis hipercalóricas prontas para uso, em conformidade com diretrizes internacionais como ASPEN e AAP.

 

Os conteúdos disponibilizados no Danone Health Academy são técnico-científicos, destinados exclusivamente aos profissionais de saúde. Estão em conformidade com a Portaria nº 2051/01, a Resolução RDC nº 222/02, Lei 11265/06 e Decretos que a regulamentam, conforme a aplicabilidade. Proibida a distribuição a outros públicos e reprodução total ou parcial. É proibida a utilização deste material para realização de promoção comercial. A prescrição dos produtos é de competência exclusiva de médicos e/ou nutricionistas, sendo proibida a indicação pelo profissional de enfermagem e farmacêutico. 

 

Referências 

 

1. MEYER, R. An update on the diagnosis and management of faltering growth and catch-up growth in Young children. Ann Nutr Metab (2024) 80 (Suppl. 1): 18-28. Doi:10.1159/000540930. 

 

2. COOKE, R. Catch-Up Growth in Infants and Young Children With Faltering Growth: Expert Opinion to Guide General Clinicians. JPGN, (2023) 77 (1):7-15. 

 

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x