A epilepsia farmacorresistente constitui um dos maiores desafios no tratamento neurológico pediátrico, afetando uma elevada proporção de pacientes com epilepsia que não apresentam resposta satisfatória a dois ou mais fármacos anticrise¹.
Neste contexto, a Terapia Dietética Cetogênica (TDC) apresenta-se como uma alternativa nutricional segura e eficaz para apoiar no controle das crises, além de favorecer a melhora cognitiva e comportamental².
Confira o estudo conduzido pela Dra. Daniela Fontes Bezerra e pela Dra. Narjara Pereira Leite, que apresenta o caso clínico de paciente com epilepsia farmacorresistente, acompanhada ao longo de vários anos em Terapia Dietética Cetogênica (TDC), com o apoio de Ketocal.
Baixe agora.
Os conteúdos disponibilizados no Danone Health Academy são técnico-científicos, destinados exclusivamente aos profissionais de saúde. Estão em conformidade com a Portaria nº 2051/01, a Resolução RDC nº222/02, Lei 11265/06 e Decretos que a regulamentam, conforme a aplicabilidade. Proibida a distribuição a outros públicos e reprodução total ou parcial. É proibida a utilização desse material para realização de promoção comercial. A prescrição dos produtos é de competência exclusiva de médicos e/ou nutricionistas, sendo proibida a indicação pelo profissional de enfermagem e farmacêutico.
Referências
1. KOSSOFF, Eric H. et al. Optimal clinical management of children receiving the ketogenic diet: recommendations of the International Ketogenic Diet Study Group. Epilepsia, v. 50, n. 2, p. 304–317, 2009.
2. TAO, Y. et al. Ketogenic Diet: An Effective Treatment Approach for Neurodegenerative Diseases. Current Neuropharmacology, v. 20, n. 12, p. 2303–2318, 2022.